demo

A cristalização, espelhamento ou revitalização (os nomes variam, mas o processo é o mesmo) é utilizado na recuperação de riscos e arranhões, pintura debilitada por pulverização de tinta entre outros, como chuvas ácidas e poluentes. O resultado é aspecto de pintura nova, equalizada, lisa e com brilho acentuado. As diferenças de nomenclatura se devem mais a motivos comerciais.

Algumas pessoas têm receio de fazer a revitalização por causa de boatos de que ela danificaria a pintura. Como a revitalização quase sempre exige polimento para limpar e recuperar a pintura, sua aplicação constante pode remover as camadas de verniz ou até a própria pintura. Porém nem sempre a revitalização exige polimento. Se a pintura já for bem conservada, basta apenas aplicar essa resina revitalizadora.

Lavar seu carro no posto com cera não é o suficiente para manter a pintura em perfeito estado. Os cuidados com a lataria vão do tradicional enceramento ao local onde o carro pernoita e até mesmo antes da compra do carro, na hora da escolha da cor. Pinturas sólidas tendem a queimar mais rapidamente. Isso porque as metálicas têm pó de alumínio e as peroladas, cristais de quartzo. Esses elementos ajudam a refletir a luz solar e sujeitam o carro a menos raios ultravioletas do sol.

Caso você não tenha garagem coberta em casa ou no trabalho, vale a pena gastar um pouco mais para ter um carro com pintura mais resistente às intempéries. Para quem estaciona sempre na rua, cuidado com árvores ou fios, que costumam atrair pombos. As fezes de pássaros, infiltração de prédios, resina de árvore e sabão com soda cáustica agem diretamente na superfície da pintura, deixando-a com baixo nível de brilho e uniformidade. Outro grande vilão são os papéis e folhas de árvore sobre a lataria, que podem entrar em putrefação e gerar ácidos que corroem a pintura. A recomendação, nesse caso, retira-los da pintura sempre assim que puder.

Para não entrar em uma obsessão por limpeza, se recomenda lavar o carro toda semana, encerando-o quando necessário. Mas como só isso pode não ser suficiente, a revitalização pode ser um bom método para garantir uma boa aparência ao seu carro. Ao lavá-lo, o correto é usar um tipo especial de sabão ou só lavar com xampu neutro, por não possuir componentes químicos prejudiciais à pintura.

Fonte: www.autocenterrgbg.com.br